segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Clube do Chopp reprova atendimento do Café do Mercado

O Café do Mercado
Por Tião Vitor

No início da formação do Clube do Chopp me opus a um encontro no Café do Mercado, badalado ambiente da noite acreana. O local é um dos mais privilegiado da cidade, pois se situa no Mercado Velho, ambiente recentemente restaurado e que se tornou ponto turístico de Rio Branco.

Argumentei, à época, que o atendimento era ruim demais e que, a bela vista, não era suficiente para que nos submetêssemos à boa vontade dos proprietários que se negam a dar atendimento de qualidade aos frequentadores. Por sorte, meus argumentos foram acatados e a reunião aconteceu no Escritório Bar e foi lá que o Clube do Chopp foi criado oficialmente.

No domingo fui ao Café do Mercado para participar do encontro de tuiteiros, proposto pela colega clubista Andréa Zílio. Se não fosse a presença agradável dos meus amigos a noite teria sido horrível, pois, mais uma vez, só tive raiva com o atendimento do Café do Mercado.

Às margens do Rio Acre, o Café do Mercado tem a seu favor um ambiente propício para quem gosta de frequentar à noite. As mesas estão posicionadas ao ar livre, bem de frente para a passarela Joaquim Falcão Macedo. É bem arejado e o ambiente é amplo. O chopp é bom e gelado e a comida também é de boa qualidade. Tudo isso são bons argumentos para que o cliente se sinta bem e se torne freguês assíduo, mas, no meu caso, não tem sido assim.

Cerveja gelada e boa comida são realmente bons argumentos, mas o bom atendimento é primordial. Em muitos casos a gente se submete a tomar uma cerveja não tão gelada assim ou mesmo uma comida mais ou menos porque recebe um atendimento de qualidade. Ver garçons com sorriso no rosto e receber o respeito do dono não tem preço. Isso é coisa que cativa. Porém, quando você é obrigado a esperar por mais de meia hora para ser servido de uma caneca de chopp, como é o caso do Café do Mercado, aí não há quem me faça voltar nesse lugar por mais de duas vezes.

Enquanto amargava meu descontentamento pelo atendimento ruim que recebi, notei que havia pelo menos uns oito funcionários para servir e mais uns cinco lá no balcão. Então, falta de pessoal não pode ser desculpa para o mau atendimento. Observei ainda que se leva menos de 30 segundos para encher uma caneca de chopp, então, também não pode ser usada a desculpa de que os equipamentos fazem o processo andar mais lento. Vi ainda que o local é informatizado. Os garçons portam palmtops ligados diretamente com o bar o que, em tese, deveria dar mais rapidez e agilidade ao serviço, mas não é isso que acontece.

O que percebi, realmente, é que o lugar não tem interesse de dar bom atendimento. Falta gerenciamento, falta organização e falta gosto pelo que se faz.

Quando sai de lá deixei claro o meu descontentamento com o atendimento e disse mais: vou sair daqui e vou fazer propaganda contra. Vou recomendar aos meus amigos que procurem outros bares, mas que nunca passem perto do Café do Mercado. E assim estou fazendo.

PS: A posição de Tião Vitor foi referendada pelos demais membros do Clube do Chopp

3 comentários:

  1. Tião vale lembrar que o Clube do Chopp é composto por pessoas das mais diferenças atividades profissionais. Essas pessoas costumavam tanto frequentar o lugar quanto divulgá-lo para outras que vinham em visita ao Estado. Hoje já é impossível fazer recomendações. Outra coisa. O espaço do Café do Mercado não é público? O estabelecimento deveria passar por uma avaliação para garantir a continuidade da concessão. Se não atende as regras do bem servir, outros podem tentar.

    ResponderExcluir
  2. pois é, até pq nas regras da licitação consta essa tal avaliação, q pelo jeito, nunca foi feita. O número de garçons, inclusive aumentou depois q café do teatro fechou, cuja concessão era da mesma pessoa do café do mercado. Então não tem desculpa p/ a demora e o péssimo atendimento.

    ResponderExcluir
  3. não é toda vez que o atendimento esta ruim, pois quando o café do mercado tá lotado ,realmente fica um pouquinho demorado, por causa da lotação, eu adoro o ambiente de lá e o chopp de lá é maravilhoso.

    ResponderExcluir